terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mais uma resenha de Antes Que o Mundo Acabe

Confira mais uma ótima resenha do filme do blog de Anna Faedrich.


ANTES QUE O MUNDO ACABE
Anna Faedrich
Blog "Anníssima", 28/05/2010 17:35
http://annafaedrichmartins.blogspot.com/2010/05/antes-que-o-mundo-acabe.html

Hoje, minha aluna ligou uma hora antes da aula para desmarcar. Quando essas coisas acontecem, eu sempre fico um pouco atrapalhada, pois estava (psicologicamente) organizada e preparada para aquilo. Foi, então, que lembrei que às 14:40 estaria passando no Guion o filme Antes que o mundo acabe. Não pensei duas vezes, fui pra lá.

Agora escrevo no blog sobre o filme, mas ainda com a sensação gostosa que o filme me causou. Que história gostosa. Que atores delicados. Que paisagem bonita. Que sensação boa! Acho que é nostalgia. O filme me fez sentir saudade dos meus 12/13 anos, dos tempos da adolescência, das primeiras paixões e descobertas.
O protagonista do filme é Daniel, que tem 15 anos, e é interpretado por Pedro Tergolina. Que ator mais fofo! Eu senti junto com ele, na cena em que ele volta de Porto Alegre para a cidade no interior onde mora, no ônibus, a dor juvenil de uma paixão não correspondida. E pior, saber que o melhor amigo também está apaixonado pela mesma guria. (E que ele ganhou! rs) Dor juvenil porque depois a gente vai sentir tudo de novo e repetidamente, e vai achar graça daquelas primeiras vezes. É um rito de passagem, a infância está indo embora e uma nova fase se inicia.
A história é narrada pela irmã de Daniel, a pequena Maria Clara, interpretada por Caroline Guedes. E o trio de amigos é composto por Daniel (Pedro Tergolina), Lucas (Eduardo Cardoso) e Mim (Bianca Menti). Todos atores inéditos pra mim, e eu gostei muito! :)

Daniel não conhecia o pai biológico, vivia com a mãe, a "meia" irmã e o pai(drasto). Só que o pai, também chamado Daniel, entra em contato através de correspondências, vindas da Tailândia. Ele é fotógrafo e manda uma série de fotos pro filho.
As fotos são e-s-p-e-t-a-c-u-l-a-r-e-s-!! Que passagem linda do filme. Esses registros de um mundo que está acabando, me faz lembrar a disciplina do doutorado, do prof. Barberena, em que discutimos muito sobre memória e esquecimento. Daí, minha cabeça começou a fazer muitas ligações...

Bom, o filme é baseado no livro de Marcelo Carneiro da Cunha, que eu também não conheço, e dirigido por Ana Luiza Azevedo. O roteiro é de Paulo Halm, Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado e Giba Assis Brasil.

Vale a pena assistir, lembrar do primeiro porre, do primeiro amor, da primeira desilusão, dos passeios de bicicleta... da farra no colégio, do Nescau de manhã... Noooossa, que nostalgia! Que tempo bom!

Um comentário: