segunda-feira, 16 de agosto de 2010

"Vendo o Mundo com Outros Olhos"

O Diário do Grande ABC publicou uma ótima matéria sobre o filme. Confira:

Vendo o mundo com outros olhos

Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC


Liberdade é sentimento comum a todos os adolescentes, seja vivendo nos centros urbanos ou nos lugares mais distantes. É basicamente sobre a busca pela liberdade que trata o longa brasileiro Antes que o Mundo Acabe, com estreia prometida para sexta (20) no cinema (estava previsto para dia 13).

Rodado no Rio Grande do Sul em 2006 e baseado no livro de mesmo nome de Marcelo Carneiro da Cunha, o filme já ganhou vários prêmios, entre eles o Festival de Paulínia. "Contextualiza a história de três adolescentes - Daniel, Mim e Lucas -, moradores de uma cidade do interior, que tomam decisões sobre o rumo de suas vidas e descobrem que há problemas muito maiores do que aqueles que estão acostumados", explica Ana Luiza Azevedo, diretora do filme.

De cara, segundo ela, pode parecer historinha juvenil, mas discute questões que também interessam ao público adulto. "É um filme para toda a família."

De ponta cabeça - Na trama, Daniel, 15 anos, mora com a mãe, o padrasto e a irmã mais nova. Namora com Mim, que não sabe se quer mesmo ficar com ele ou com Lucas, amigo do garoto e acusado de roubo. A vida de Daniel muda quando passa a receber cartas do pai biológico, que é fotógrafo e conhece o mundo todo.

"Somos parecidos. Meus pais se separaram e também tenho bons amigos", conta o intérprete de Daniel, Pedro Tergolina, 18 anos. Para o ator de Porto Alegre, participar do filme foi uma experiência incrível. "Recebi o convite para uma oficina e acabei conseguindo o papel principal." O garoto está concluindo o Ensino Médio e pretende fazer faculdade de cinema.

A atriz Bianca Menti, 19, diz que também pôde mostrar seu trabalho e se sentiu à vontade com Mim. Curtiu as gravações feitas em Porto Alegre, além de Taquara, Rolante e Santo Antonio da Patrulha, cidades do interior. "Para quem mora na cidade grande, é estranho poder conhecer todos os vizinhos pelo nome. E isso é uma delícia."

A parte mais legal do filme, na opinião de Bianca, é quando os três se aventuram pelo centro urbano. "É tudo novo, diferente. Querem aproveitar cada momento porque sabem que cada um vai seguir um caminho diferente", conta a atriz que cursa cinema e também mora em Porto Alegre.

Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário