segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Resenhas excelentes do filme

Confira estas três excelentes resenhas do filme, em especial a escrita por Miguel Barbieri Jr. para a Veja São Paulo:

'Antes que o Mundo Acabe' é um gracioso retrato da adolescência
Comédia dramática é dirigida pela gaúcha Ana Luiza Azevedo
Por Miguel Barbieri Jr. | 25/08/2010

Ter 15 anos significa não saber direito o que acontece à sua volta. É uma época de: 1) hormônios em ebulição; 2) primeiras paqueras; 3) pensar em seguir uma profissão; 4) refletir sobre o futuro. A situação pode se complicar se: a) seu pai for um sujeito que você nunca viu mais gordo; b) sua namorada lhe der o fora; c) seu melhor amigo estiver sendo acusado de roubo. Daniel, o protagonista da graciosa comédia dramática Antes que o Mundo Acabe, vive tal fase de incertezas. E a diretora gaúcha Ana Luiza Azevedo, inspirada no livro homônimo de Marcelo Carneiro da Cunha, acerta em cheio no seu primeiro longa-metragem de ficção.

Colocado de escanteio no cinema nacional, o universo dos adolescentes ganhou força em 2010. Enquanto ‘Os Famosos e os Duendes da Morte’ buscou um caminho contemplativo, ‘As Melhores Coisas do Mundo’ traçou um panorama por vezes deprê. A fita produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre transpira muito mais autenticidade. Também exala nostalgia a trajetória de Daniel (Pedro Tergolina), garoto de Pedra Grande, uma fictícia e pequena cidade do Rio Grande do Sul. Lá, esse rapazinho vai experimentar as dores do mundo adulto. Algumas coisas o fazem chegar mais cedo ao rito de passagem. Seu pai mandou da Tailândia uma carta de reaproximação, a namoradinha dele, Mim (Bianca Menti), acenou com um cartão vermelho e o amigo Lucas (Eduardo Cardoso) pode ser um amigo... da onça.

Vencedora de seis prêmios no Festival de Paulínia 2009, incluindo melhor direção, a produção não tem elenco famoso nem pretende conquistar plateias na base do grito, do escândalo ou da polêmica. Trata-se de um filme despretensioso, honesto em sua fórmula despojada e apurado como crônica de costumes do interior brasileiro. Criativo nas entrelinhas, conserva o frescor da adolescência, sob o olhar maduro de quem já passou por ela.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Veja SP



“Antes que o Mundo Acabe” é mais um da safra atual de filmes sobre e para adolescentes
Por Luciano Ramos

“Antes que o Mundo Acabe” da gaúcha Ana Luiza Azevedo é quase um conto de fadas ambientado no interior do Rio Grande do Sul atual. Narra o encontro entre um garoto em crise amorosa e o pai que nunca conhecera. Para justificar o fato de que a comunicação entre eles só acontece por meio do correio, esse pai foi colocado de cama num convento da Tailândia, onde se recupera de malária. Por sua vez, o companheiro da mãe com quem vive nem procura assumir o papel de pai e prefere o de cozinheiro da família, limitando-se a apenas observar os acontecimentos.

Contando com um dedo de Jorge Furtado, que estreou em longa falando também sobre adolescentes (“Houve uma Vez Dois Verões”, 2002), o roteiro de “Antes que o Mundo Acabe” é fluente e engenhoso, ainda que um tanto forçado. Nessa correspondência com o pai, por exemplo, o herói aprende o significado da palavra “poliandria”, apenas para concluir que não deseja participar de uma experiência nesse sentido: para seu desespero, sua namorada começa a se envolver concretamente com o melhor amigo dele e lhe propõe uma relação a três. Isso o leva a fincar pé em suas posições e a se esforçar para fazer prevalecer os princípios em que a acredita.

As questões aí envolvidas são importantes: os primeiros afetos; a diferenciação entre a amizade e o amor; a busca de uma identidade própria e de valores e serem seguidos; o posicionamento pessoal dentro dos novos arranjos familiares. O conflito mais forte, porém, se localiza no interior do personagem e tem a ver com aquilo que o teórico Tzvetan Todorov chamava de “presença insignificante” em confronto com a “ausência significante”. Ou seja, a mãe e novo marido dela podem até se mostrar amigos e solidários, mas o que deflagra no garoto uma decisiva tomada de consciência a respeito dele mesmo − inclusive do ponto de vista ideológico e vocacional − é o relacionamento com o pai longínquo e inacessível, com o qual ele só se relaciona pelo correio.

O mercado atual vem se ressentindo de produções brasileiras capazes de arrancar a mocidade dos videogames e computadores e atraí-la para as salas de cinema. Filmes em que adolescentes funcionam simultaneamente como tema e público-alvo. Afinal, essa faixa etária representa uma valiosa fatia do público, como outras franquias americanas de sucesso, além de “Crepúsculo” (“Harry Potter” e “High School Musical”, por exemplo), podem comprovar. Em função dessa onda, em 2010 chegam ao mercado praticamente juntos, separados por poucas semanas, quatro longas importantes − “Os Famosos e os Duendes da Morte” (Esmir Filho),“Sonhos Roubados” (Sandra Werneck) e “As Melhores coisas do Mundo” (Laís Bodanzky. Para as próximas semanas, aguarda-se "Desenrola", de Rosane Svertman e vários outros. Mas esta é a semana de "Antes que o Mundo Acabe".

COTAÇÃO
* * *
B O M

Cinema Falado



Dica cultural: Antes que o Mundo Acabe continua no Cine Sabesp
19/08/2010 às 10:00

Devido ao grande sucesso de público, o filme Antes que o Mundo Acabe, que está em cartaz no Cine Sabesp apenas na sessão das 14h, durante a semana de 20 a 26 de agosto, passa a ser exibido em todas as sessões: 14h10; 16h20; 18h40 e 21h.

O filme conta a história de Daniel, um adolescente do sul do país, com alguns problemas que para ele parecem insolúveis como: um amor não correspondido, um amigo acusado de roubo e um pai que ele não sabe quem é. Seus conceitos sobre a vida e o mundo começam a mudar quando ele passa a receber cartas e conhecer a história e os sonhos do pai que nunca esteve presente. Em meio a tudo isso, ele deverá fazer suas primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que se pensa.

Antes que o Mundo Acabe faturou seis prêmios no Festival de Gramado em 2009, melhor filme pela crítica; melhor direção de Ana Luiza Azevedo; melhor fotografia; melhor direção de arte; melhor música e melhor figurino. Além do prêmio Itamaraty de Melhor Longa de Ficção na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


Sabesp

Um comentário:

  1. Fui ver ontem no Cine Sabesp...gostei muito!
    Vocês que são do mesmo "ramo": peça pra que o Sabesp vire o primeiro cinema popular de SP (ingressos a 5 reais ou menos). Ontem tinha apenas 2 pessoas na sala, ou seja, 16 a 32 reais (se fosse 5 reais pelo menos uns 50 reais iriam arrecadar nessa sessão).
    abraço!

    ResponderExcluir